NFC-e é a abreviação para “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica”, e trata-se de um documento eletrônico que surgiu para substituir as notas fiscais de venda a consumidor (modelo 2) e cupom fiscal emitido por ECF.
O objetivo da implantação da NFC-e é automatizar o envio do cupom fiscal, transmitindo as informações da venda à SEFAZ em tempo real. Isso possibilita que posteriormente o cliente consulte os dados de sua compra, utilizando o QR-Code impresso na via do cupom ou a chave de acesso do documento.
É importante ressaltar que a NFC-e é um documento diferente da NF-e, porém, possuem em comum o fato de serem representadas por um arquivo XML, que contém todas as informações da venda. Existe também o chamado DANFE NFC-e, que nada mais é do que a impressão do cupom, que é entregue ao cliente.
Se a conexão da internet cair, existe a possibilidade de emissão da NFC-e em contingência offline, devendo a empresa responsável efetuar o envio após o retorno da conexão, em um prazo de até 24 horas após a realização da venda.
A Domper Sistemas possui o módulo de NFC-e para venda, com condições facilitadas como impressora em comodato e fornecimento de certificado digital, além de suporte técnico utilizando acesso remoto, buscando sempre melhor atendê-lo.
Autora: Betina Ribeiro de Jesus
Analista de Suporte Técnico na Domper Sistemas